top of page

Jucá

Família: Fabaceae Lindl.

Nome científico: Libidibia ferrea (Mart. ex Tul.) L.P.Queiroz

Origem: Nativa - Não endêmica do Brasil

Caracterização Morfológica

A espécie pode atingir de 5-7 (raro, até 15m) de altura e tronco com 10-40 centímetros de diâmetro. A casca é acinzentada com pontos lenticelares, lisa, fina e descamante, deixando o tronco com tons irregulares. As folhas são compostas imparipinadas, alternas, com 2-4, com 2-6 pares de foliólulos. A inflorescência em panícula terminal, multirramosa, é constituída por pequenas flores amarelas, com variações de tonalidade na parte interna das pétalas e uma pétala vexilar de coloração vermelho-alaranjada. O fruto é um legume, indeiscente, achatado, contendo 2 a 5 sementes lisas, marrons e apiculada.

Ocorrência e distribuição

Espécie nativa e endêmica da flora brasileira, com ocorrência no Norte (Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima, e Tocantins), Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe), Centro-Oeste (Mato Grosso do Sul), Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) e Sul (Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), fazendo parte dos domínios fitogeográficos da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.

Aspectos ecológicos

É uma espécie caducifólia, com renovação da sua folhagem entre os meses de outubro a novembro. Preferencialmente a espécie se adapta a solos argilosos profundos, sendo geralmente encontrada nas margens de rios e pés de serras.

Fenologia: A floração inicia no inicio do período chuvoso seguida de frutificação.

Status de conservação: Não avaliada quanto a ameaça de extinção (NE).

Utilidades econômicas 

Nos aspectos econômicos é utilizada a madeira da L. ferrea na produção de ferramentas (cacetes, galões, canzis, arcos, estacas), lenha e carvão. A planta é muito utilizada como ornamental, sendo colocada na arborização de ruas, praças, jardins e parques, pois apresenta folhagem verde escuro lustroso e floração abundante. As folhagens e vagens são utilizadas como forragem para rebanhos As vagens secas maceradas tingem tecidos de preto, podendo ser usadas na fabricação de tinturas naturais. As propriedades medicinais são referidas para a entrecasca e os frutos são antidiabéticos, anticatarrais e cicatrizantes. É feito chá das folhas, fruto e raízes. O chá dos frutos é usado para tratar gado envenenado por plantas.

Referências
  1. FLORA DO BRASIL. liveira, F.G.; Fernando, E.M.P. 2020. Libidibia in Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB109828>. Acesso em: 08 jul. 2021
  2. MAIA, G. N. Caatinga árvores e arbustos e suas utilidades. Leitura & Arte, Ed.: São Paulo, 2012.
  3. QUEIROZ, L. P. Leguminosas da Caatinga 2009.
  • Facebook Clean Grey
  • Instagram

© 2023 por Cientista. Orgulhosamente criado com Wix.com

Instituto de Ciências e

Matemática

bottom of page