top of page

Pau-branco

Família: Boraginaceae Juss.

Nome científico: Cordia oncocalyx Allemão

Origem: Nativa - Endêmica do Brasil

Caracterização Morfológica

A árvore possui 5-10 m de altura e tronco com 30-40 cm de diâmetro. Seu tronco é de cor clara, difícil de ser removida, apresentando lenticelas proeminentes com projeções irregulares. As folhas são simples, alternas, elípticas, com pecíolo de 4 cm de comprimento. Sua inflorescência é do tipo panícula (tirso) com pequenas flores brancas e suavemente perfumadas. Seu fruto é do tipo drupa elipsóide coberto por uma vesícula inflamada penta-angolosa com até quatro sementes do tipo eliptico-acuminoide.

Ocorrência e distribuição

Espécie nativa e endêmica da flora brasileira, distribuída na região Nordeste nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, fazendo parte do domínio fitogeográfico da Caatinga.

Aspectos ecológicos

É considerada uma espécie caduca no período de estiagem, com ocorrência em vários tipos de solos, porém se restringe  a solos rasos e mal drenados. Espécie melífera, frequentemente visitada por abelhas da família Syrphidae.

Fenologia: Sua floração ocorre no mês de maio a agosto e a frutificação de junho a agosto.

Status de conservação: Não avaliada quanto à ameaça de extinção (NE).

Utilidades econômicas 

Amplamente utilizada no Nordeste brasileiro, principalmente no estado do Ceará, por possuir uma madeira muito resistente. A madeira é utilizada na construção civil, carpintaria e marcenaria. Na medicina popular a casca é utilizada para tratar ferimentos por possuir propriedade adstringente. Além disso, a espécie tem valor forrageiro e ornamental.

Referências
  1. CARVALHO, P. E. R. Pau-branco-do-Sertão (Auxemma oncocalyx). Embrapa Florestas-Circular Técnica (INFOTECA-E), 2008.
  2. CASTRO, A. S; CAVALCANTE, A. Flores da caatinga. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Instituto Nacional do Semiárido, 2010.
  3. FLORA DO BRASIL. Cordia in Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB127463>. Acesso em: 08 jul. 2021
  4. LORENZI, H. Árvores brasileiras: manual de identificação e cultivo de plantas arbóreas nativas do Brasil. Nova Odessa SP: editora plantarum 1992. 
  5. MAIA-SILVA, C; SILVA, C. I; HRNCIR, M. QUEIROZ, R. T; IMPERATRIZ-FONSECA, V. L. Guia de plantas visitadas por abelhas na Caatinga. Fortaleza: Fundação Brasil Cidadão, v. 196, 2012.
  • Facebook Clean Grey
  • Instagram

© 2023 por Cientista. Orgulhosamente criado com Wix.com

Instituto de Ciências e

Matemática

bottom of page