
Feijão-bravo
Família: Capparaceae A.Juss.
Nome científico: Cynophalla hastata (Jacq.) J.Presl
Origem: Nativa - Não endêmica do Brasil
Caracterização Morfológica
Espécie que vai desde árvore a arbusto, com altura de 2-3, 6 m. Seu tronco apresenta casca pardacenta, lisa, com fissuras longitudinais. As folhas são simples, alternas. A inflorescência racemos, disposta em panículas terminais ou axilares, com flores brancas, contendo muitos estames. Os frutos são em forma de cápsula folicular, com coloração avermelhada na parte interna e as sementes brancas.
Ocorrência e distribuição
Na região Nordeste está distribuída nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, fazendo parte dos domínios fitogeográficos da Caatinga e Mata Atlântica.

Autor da imagem: Sampaio, V. S.

Autor da imagem: Sampaio, V. S.

Autor da imagem: Sampaio, V. S.

Autor da imagem: Sampaio, V. S.
Aspectos ecológicos
Perenifólia e bem adaptada a ambientes salinos, sombreados e de pleno sol.
Fenologia: Floração ocorre quase o ano todo, durante os meses de janeiro, março, abril, julho, setembro a dezembro; a floração ocorre janeiro a abril e dezembro.
Status de conservação: Não avaliada quanto a ameaça de extinção (NE).
Utilidades econômicas
A madeira é usada na confecção de estacas e lenha. Na medicina popular é utilizado as raízes, folhas, casca e sementes para tratar doenças venéreas e vermes. As folhas e flores são utilizadas como forragem para ovinos e caprinos. Espécie ornamental e utilizada na restauração florestal.
Referências
-
FLORA DO BRASIL.Soares Neto, R.L.; Luber, J. 2020. Capparaceae in Flora do Brasil 2020. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.Disponível em: <http://reflora.jbrj.gov.br/reflora/floradobrasil/FB105705>. Acesso em: 08 jul. 2021
-
MAIA, G. N. Caatinga árvores e arbustos e suas utilidades. Leitura & Arte, Ed.: São Paulo, 2012.
-
SOARES NETO, R. L; JARDIM, J. G. Capparaceae no Rio Grande do Norte, Brasil. Rodriguésia, v. 66, n. 3, p. 847-857, 2015.